Trabalhos Apresentados | Escalão 1

"Almanaque - 5ºD - Em campo, por amor à nossa terra"

Autores: Alunos do 5º ano, turma D - Escola Básica Dr. Fortunato Almeida - Nelas

Designação do Trabalho

 

O título decorreu objetivamente da tarefa a que os alunos se propuseram desenvolver, respondendo ao desafio, aquando da apresentação global das atividades possíveis de realizar, no âmbito do programa ECO ESCOLA. Não houve muita criatividade, é verdade, mas valoriza-se a adesão ao que estava a ser solicitado e vontade em lhe dar cumprimento.

Seguiu-se a etapa de integrar e articular mais esta atividade no Plano de Turma, que se estava a desenhar em torno da máxima ”Roma e Pavia não se fizeram num dia”, para dar sentido a todas as ações que viessem a tomar corpo, no âmbito da planificação da disciplina de Educação para a Cidadania, numa lógica da construção de uma cidadania ativa abrangente, continua e multifacetada. 

 

 

Objetivos do Trabalho;

No horizonte, contribuir para a construção de uma educação integral dos alunos. Dar outros sentidos aos objetivos curriculares espartilhados e dispersos, ajudando a encontrar a articulação vertical e horizontal, para melhor garantir a aquisição significativa e contextualizada do conhecimento e da intervenção educativa.

Desenhados os objetivos máximos fomos operacionalizando as várias etapas de acordo com as respostas dos alunos, os seus interesses, os resultados das pesquisas, as sinergias criadas na dinâmica dos pares e intervenção das famílias, parceiras importantes na implementação do projeto.

 

Metodologia utilizada na realização do trabalho

O trabalho de pares foi a metodologia eleita. Permitia o envolvimento de todos e de forma mais uniforme. A estruturação e orientação globais tornavam-se mais exequível dado o tempo disponível e o grupo de alunos bastante pequeno, mas muito heterogéneo na capacidade de resposta e trabalho. A pesquisa em sites temáticos, a entrevista aos pais e avós com os questionários pré orientados foram as ferramentas de trabalho utilizadas para proceder à recolha de informação por meses. O trabalho final resultou da partilha do que aprenderam com… obedecendo a uma sequência fornecida para apoiar a organização e tratamento da informação recolhida. Desenharam-se, no decorrer da atividade, várias possibilidades de direções a seguir e passiveis de integrar outros saberes e habilidades, mas fortemente condicionadas pelo tempo e outras variáveis.

 

 

Recursos utilizados

Fundamentalmente os meios informáticos e os meios mais tradicionais de recolha de informação, com apontamentos e registos em suporte papel e áudio e multimédia.

 

 

Resultados obtidos

 

A avaliação global é positiva. O encontro de gerações que a atividade proporcionou foi enriquecedor. A troca de saberes não o é menos. Estamos na era do “sabem mais os filhos do que os pais”, “lá na escola o professor disse que…” e, através dos mais novos, mudam-se mais facilmente práticas arreigadas às permanências e adversas às mudanças de que o mundo rural é rei. Eis a justificação pela qual decidimos criar um código de conduta para orientar práticas, no que respeita ao uso e destino a dar às embalagens dos produtos fitofármacos, criando uma máxima colocada em cada mês do ano.

Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida ( Nelas )